Tum’Acanénica participa no IV Festival INVENTIO

A Tum’Acanénica – Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria vai estar em competição no IV Festival INVENTIO – Festival Internacional de Tunas, organizado pela Tuna Académica da Universidade dos Açores (TAUA). A festividade decorre amanhã e sábado, nos espaços da Igreja do Colégio dos Jesuítas e da Aula Magna da Universidade anfitriã.

De acordo com Mariana Macedo, do 3.º ano da licenciatura em Comunicação e Media, e elemento da Tuna Mista da ESECS, esperam-se boas experiências e recordações do festival que “só podem favorecer o intercâmbio entre os estudantes e o contacto com novas coreografias e atuações em palco”.

O INVENTIO conta com três edições (2010, 2014, 2020) e prepara-se, novamente, na ilha de São Miguel, para unir tunas de diferentes pontos do país. A edição de 2024 conta com a participação de mais de 200 estudantes e um programa com dois momentos principais: a Noite de Serenatas, amanhã, pelas 21h00, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, e o espetáculo principal, no sábado, pelas 16h00, na Aula Magna da Universidade dos Açores.

Segundo a organização do festival, além da Tum’Acanénica, encontram-se a concurso as tunas lisboetas ForTuna – Tuna Académica da Nova SBE, Tuna Económicas – Tuna do Instituto Superior de Economia e Gestão, e TMIST – Tuna Mista do Instituto Superior Técnico. Além destes grupos, a Enf’in Tuna – Tuna Mista da Escola Superior de Enfermagem da Universidade dos Açores e os Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores irão animar o público em participações fora de competição.

Texto: Beatriz Gomes | Maria Vrinceanu | Sofia Félix | Sofia Sousa
Fotos: Instagram da Tum’Acanénica