Gerações unidas pela literatura na ESECS

O III Festival do Livro e da Literatura, organizado pela associação RUTIS em parceria com o Programa 60+,
decorreu a 21 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Poesia. O auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria acolheu escritores e estudantes de várias idades em torno da leitura e da escrita.

A iniciativa incluiu a presença da escritora Alice Vieira que, juntamente com Nelson Mateus, apresentou o projeto “Retratos Contados”, que tem sido desenvolvido ao longo de oito anos. “O projeto fala da valorização intergeracional entre avós e netos”, refere o jornalista, em sintonia com a missão do evento.

Na relação entre a escrita, as gerações e a passagem do tempo, a escritora alertou para a importância de “não alterar toda a história para estar de acordo com os tempos contemporâneos”, uma vez que “os livros servem para aprender as memórias do passado”.

Cezarina Maurício, membro da Comissão Científico-Pedagógica do Programa 60+, destacou a importância de envolver diferentes gerações e afirmou que “a atividade teve como principal objetivo debater a questão da importância da escrita (não profissional) dos mais velhos e o impacto que tem nos mais novos”. O festival visou promover a leitura e a escrita entre os jovens e valorizar e incentivar essas práticas entre os idosos. A docente da ESECS salientou o poder dos livros em pessoas de todas as idades, porque, “com as suas diferentes histórias, podem alcançar diversos públicos”.

O evento foi marcado pela participação de estudantes seniores do Politécnico de Leiria. “O nosso objetivo principal é interligar os jovens com os mais idosos. Tudo isto é História”, afirma Fátima Faria, estudante do Programa 60+, que participou na iniciativa através da apresentação dos seus projetos pessoais de escrita em literatura infantil.

José Carlos Serrano, representante dos estudantes na Comissão Científico-Pedagógica do Programa 60+, destacou a importância da literatura na sua vida ao referir que “a leitura não proporciona apenas conhecimento e sabedoria, preserva memórias e aprendizagens”. A todos deixa um conselho essencial: “Ler prejudica gravemente a ignorância”.

Texto e fotos: Beatriz Carvalho | Cristiana Santos | Joana Margarida Agostinho | Lara Libânio