Expressões artísticas voam rumo à liberdade

Duas mulheres são vistas de costas a olhar em direção a uma tela com um pintura de várias cores, que se vê ao fundo. Trata-se de uma das peças que integra a exposição "Asas de Abril: Voando com as cores e as palavras" realizada pelos estudantes do Programa 60+ do Politécnico de Leiria.

Os estudantes do Programa 60+ dinamizaram uma exposição de arte no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, intitulada “Asas de Abril: Voando com as cores e as palavras”. Os trabalhos expostos entre 24 de abril e 7 de maio na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) refletem a importância da liberdade conquistada na revolução.

A inauguração do evento realizou-se no dia 24 de abril, ao som da canção “Grândola, Vila Morena”, com a participação especial da SessenTuna. Segundo Joaquim Rebelo, membro do Programa 60+, “é preciso preservar e lembrar” este período, destacando a relevância de iniciativas como esta.

As telas foram realizadas na Oficina de Artes Plásticas e o processo de escolha e preparação dos trabalhos foi acompanhado pelas estagiárias Inês Silva e Raquel Botelho, que recordaram “aquele momento de partilha” como algo “bastante enriquecedor” para todos os envolvidos.

Através da criação dos quadros e da pesquisa de poesia temática foi possível relembrar tempos antigos e reforçar a importância do 25 de Abril. O facto de a exposição estar patente num espaço onde, todos os dias, circulam centenas de jovens, contribuiu para novos olhares sobre a “Revolução dos Cravos”. Margarida Marques, membro do Programa 60+, refere que um dos principais objetivos foi mesmo transmitir aos jovens, através das expressões artísticas, os sentimentos da época.

As gerações que viveram a revolução sentem a responsabilidade de transmitir os ideais de Abril, preservando o seu significado e as artes são uma forma de o fazer. Consideram que é importante continuar a educar e sensibilizar os mais jovens para que, futuramente, este dia não perca o seu valor.

O Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria é bastante valorizado pelos estudantes que o integram e por toda a comunidade escolar. Uma das estudantes-artistas da exposição, Maria João Gaspar, define-o como “uma forma de passar um tempo agradável e aprender mais”. A iniciativa ajuda os estudantes seniores a manterem um estilo de vida ativo e saudável.

Um grupo de pessoas distribuído num semicírculo está num átrio a cantar. Em cada uma das pontas, um homem e uma mulher tocam guitarra. Estão vestidos de cores escuras e as mulheres usam lenços coloridos ao pescoço. São estudantes do Programa 60+ do Politécnico de Leiria.

Texto: Beatriz Teodoro | Joana Fernandes | Lara Mota | Raquel Rocha