A Câmara Municipal de Leiria reuniu a comunidade sénior no Estádio Dr. Magalhães Pessoa e no Teatro José Lúcio da Silva, a 22 de outubro, com o intuito de comemorar o Dia Internacional do Idoso.
Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social e Envelhecimento Ativo, destacou a importância do momento para celebrar o envelhecimento como uma fase para adquirir conhecimento e valorizar a experiência de vida dos mais velhos, combatendo ideias negativas associadas ao avançar da idade.
Entre as entidades do concelho que se uniram para oferecer um dia de celebração e atividades enriquecedoras, destacaram-se a ADASCO, a Associação da Carlotazinha, a Associação Portuguesa de AVC, o Centro Social Paroquial dos Pousos, a ADESBA e a ASSISTE, que promoveram experiências lúdicas, desportivas e de realidade virtual, inspiradas no mote “O Sonho Comanda a Vida”. Segundo Filipa Soledade, uma das organizadoras, o tema está alinhado com a perspetiva de que “mesmo quando ficamos mais velhos continuamos a ter sonhos”.
“No final da vida, ainda ver nascer algo novo é um grande propósito”, refere Sofia Coelho, designer de moda e criadora do projeto “T-shirts c’Alma”, que esteve presente nas atividades dinamizadas com o objetivo de valorizar a expressão pessoal na vida dos idosos. A iniciativa convidou os participantes a criar desenhos e bordados em t-shirts únicas que refletem a sua própria identidade. “Cuidar de ti e ter um brilho é muito bom seja em que idade for”, ressalta.
O evento contou com a participação de estudantes do Politécnico de Leiria, que colaboraram no desenvolvimento das atividades do programa. Inês Silva, estudante de Educação Social, afirma que “é gratificante participar” e que “ver a felicidade dos idosos é maravilhoso”. Beatriz Simões e Bianca Pereira frequentam o 2.º ano do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária e destacam a importância de conhecer e valorizar o trabalho nesta área. “Ajuda-nos a ser mais solidários e a ter mais empatia pelos outros”, salientam. Fátima Faria, estudante do Programa 60+ e membro integrante da SessenTuna, deixa a mensagem: “A mudança física é só condição, a nossa mente pode continuar jovem”.
Irene Jorge, do Centro de Convívio da Terceira Idade da Freguesia de Leiria, refere, por sua vez, que participar nestas iniciativas é uma forma de se divertir, distrair e sentir mais jovem, realçando a importância do convívio dinâmico para aqueles que se sentem abandonados nas instituições.
Texto: Beatriz Carvalho | Cristiana Santos | Joana Margarida Agostinho | Lara Libânio | Marco Duarte
Fotos: Município de Leiria