O Município de Leiria e a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares promoveu a 17.ª edição do Encontro Anual da Rede de Bibliotecas de Leiria, que decorreu presencialmente no dia 16 de novembro na sede da Startup Leiria e em oficinas online nos dias 18, 20 e 22 de novembro, repetindo-se na semana seguinte a 25, 27 e 29 de novembro. Bibliotecas Escolares e Inteligência Artificial (IA) foi o tema desta edição, que pretendeu explorar e refletir sobre o papel das bibliotecas no desenvolvimento da literacia mediática e da informação num contexto em que a crescente presença da IA se sente em diferentes ações do quotidiano.
O encontro constituiu uma oportunidade para a atualização de conhecimentos sobre as novas ferramentas e metodologias que a IA pode oferecer, promovendo, ao mesmo tempo, o seu uso responsável e ético. O encontro foi também o reflexo das preocupações da Rede Nacional das Bibliotecas Escolares, da Rede Leitura Pública e de outras instituições ligadas à educação a nível local e nacional em proporcionar formações para a integração da IA, quer nas escolas, quer nas bibliotecas. O evento teve acreditação como formação para professores, tendo como públicos-alvo professores, professores bibliotecários, técnicos de biblioteca, educadores e mediadores da leitura.
As escolas de Leiria, ainda estão a preparar-se para a utilização das ferramentas da IA, enquanto a Rede das Bibliotecas de Leiria manifesta uma vontade enorme de acompanhar esta evolução e tenta integrar as ferramentas da IA nas suas tarefas do dia a dia.
Teresa Nogueira, coordenadora da iniciativa, indica que tudo correu conforme programado, mas identifica uma dificuldade específica na preparação desta edição: os constrangimentos em encontrar especialistas em IA disponíveis para participar, sobretudo aqueles com experiência de trabalho em bibliotecas. A coordenadora considera que o evento superou as suas expectativas, com uma edição em modo híbrido que primou não só pela quantidade de participantes nas sessões plenárias, mas também pela qualidade científica dos trabalhos apresentados pelos oradores. “Arriscaria continuar com esta temática em futuras edições, pois ainda há muito a descobrir e muito caminho a percorrer para descobrir a força educacional da inteligência artificial nas bibliotecas”, revela quanto ao futuro do evento.
Texto e fotos: Francisco Aguiar | Joaquim Faustino | Samuel Ribas | Tomás Andrade