Ciclo de seminários apresenta sessões sobre responsabilidade social

Ambiente de auditório, visto da audiência para o palco, onde decorre o ciclo de seminários sobre responsabilidade social. A centro, destaca-se uma projeção de apresentação sobre uma cronologia evolutiva. Em baixo, ao centro, no palco, encontra-se a oradora. É de média estatura, de pele branca, tem casaco e calças pretas e um lenço cor de laranja. O cabelo dá pelos ombros, é escuro e encaracolado.
No primeiro plano, estão as cadeiras do auditório, em tecido bordeaux, com vários estudantes sentados a assistir à sessão.

O Ciclo de Seminários “Ética e Deontologia da Comunicação” arrancou no passado dia 28 novembro, no auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), com uma sessão dedicada ao tema “Da responsabilidade social a uma economia do bem-comum: o papel da Gestão de Recursos Humanos”. A organização parte da unidade curricular de Ética e Deontologia da Comunicação da licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional, mas as sessões são abertas a toda a comunidade académica.

Ana Rita Vieira, mestre em Psicologia das Organizações do Trabalho e dos Recursos Humanos, foi a oradora desta sessão, numa abordagem que traçou a evolução da responsabilidade social nas empresas e como ela afeta os dias de hoje. A especialista tornou claro que se trata de um tópico que está inserido em diversas interações na gestão de processos dos recursos humanos, como no recrutamento e seleção, mas também na gestão de desempenho em várias áreas de atuação, como na saúde, segurança e bem-estar.

Segundo a psicóloga, não há uma regra universalmente aplicável à comunicação das entidades porque “as pessoas, de organização para organização, comunicam de formas diferentes”. Mas reforça que, tendo todas o objetivo de influenciar a opinião pública, é extremamente importante serem responsáveis nas mensagens que transmitem. Por outro lado, Ana Rita Vieira esclarece que a diversidade de pessoas nas organizações é positiva e não é apenas uma questão de variedade: “A diversidade é aproveitar o que cada um de nós tem de melhor”.

O programa do Ciclo de Seminários continua a 19 de dezembro, às 14h30, no auditório 1 da ESECS. Terá como oradora Bárbara Costa, mestre em Marketing e Comunicação, consultora e professora, numa abordagem ao tema “Entre o lucro e a responsabilidade social: a ética na comunicação das empresas”.

Texto e foto: Beatriz Gomes | Maria Vrinceanu | Sofia Félix | Sofia Sousa