
Miguel Marques
Os atletas do Politécnico de Leiria destacaram-se nos Campeonatos Nacionais Universitários de Atletismo de Pista e Ar Livre ao conquistarem um total de 12 medalhas, que se traduziu num 2.º lugar coletivo. A competição decorreu a 3 e 4 de maio, nas Caldas da Rainha, e envolveu 311 estudantes de 46 faculdades.
A comitiva leiriense contou com 21 estudantes-atletas, um “número bastante interessante” para Cândida Bairrada. A coordenadora da Unidade de Desporto, Saúde e Bem-Estar do politécnico considera, ainda assim, que a participação podia ser maior, tendo em conta o número de estudantes que faz parte dos quadros desportivos da instituição. Cândida Bairrada refere que “o momento da época também não foi favorável a todos os estudantes-atletas, que estão em fases de preparação física, e até de performance, diferentes”.
O balanço final contempla cinco triunfos, quatro segundos lugares e três medalhas para as posições que encerram o pódio. “Correspondeu às expectativas que nós tínhamos. Tivemos mais duas medalhas com que, à partida, não estávamos a contar”, refere a coordenadora da secção.

Bernardo Coelho (ao centro)
Miguel Marques, estudante do 2.º ano de Engenharia Mecânica, triunfou nos 400 metros barreiras, cumprindo “uma das grandes expectativas, que era ser campeão nacional”, nesta que foi a primeira prova da época em pista ao ar livre. Bernardo Coelho alcançou também o primeiro lugar no lançamento do dardo, revalidando o título conquistado no ano passado, fator que lhe trouxe “mais ansiedade à entrada para a prova, pois queria renovar o título”. O estudante do 2.º ano de Gerontologia referiu que o material utilizado nas provas “não eram engenhos de competição”, o que prejudicou a tentativa de bater o recorde universitário.

André Pimenta
André Pimenta, no salto em comprimento, e Raquel Gomes e Henrique Gavina, ambos no lançamento do disco, sagraram-se, também, campeões nacionais. Seguem-se os Jogos Mundiais Universitários de Verão, que acontecem na Alemanha, entre 16 e 27 de julho.

À esquerda: Raquel Gomes (ao centro) | À direita: Henrique Gavina
Texto: Bernardo Santos | Gabriel Monteiro| Luís Homem | Pedro Ferreira