Politécnico de Leiria sagra-se vice-campeão nacional nos Campeonatos Nacionais Universitários de Atletismo

Jovem estudante-atleta do Instituto Politécnico de Leiria salta uma barreira numa pista de atletismo ao ar livre.

Os atletas do Politécnico de Leiria destacaram-se nos Campeonatos Nacionais Universitários de Atletismo de Pista e Ar Livre ao conquistarem um total de 12 medalhas, que se traduziu num 2.º lugar coletivo. A competição decorreu a 3 e 4 de maio, nas Caldas da Rainha, e envolveu 311 estudantes de 46 faculdades.

A comitiva leiriense contou com 21 estudantes-atletas, um “número bastante interessante” para Cândida Bairrada. A coordenadora da Unidade de Desporto, Saúde e Bem-Estar do politécnico considera, ainda assim, que a participação podia ser maior, tendo em conta o número de estudantes que faz parte dos quadros desportivos da instituição. Cândida Bairrada refere que “o momento da época também não foi favorável a todos os estudantes-atletas, que estão em fases de preparação física, e até de performance, diferentes”.

O balanço final contempla cinco triunfos, quatro segundos lugares e três medalhas para as posições que encerram o pódio. “Correspondeu às expectativas que nós tínhamos. Tivemos mais duas medalhas com que, à partida, não estávamos a contar”, refere a coordenadora da secção.

Miguel Marques, estudante do 2.º ano de Engenharia Mecânica, triunfou nos 400 metros barreiras, cumprindo “uma das grandes expectativas, que era ser campeão nacional”, nesta que foi a primeira prova da época em pista ao ar livre. Bernardo Coelho alcançou também o primeiro lugar no lançamento do dardo, revalidando o título conquistado no ano passado, fator que lhe trouxe “mais ansiedade à entrada para a prova, pois queria renovar o título”. O estudante do 2.º ano de Gerontologia referiu que o material utilizado nas provas “não eram engenhos de competição”, o que prejudicou a tentativa de bater o recorde universitário.

Um jovem está no ar, em pleno salto para uma caixa de areia. Veste uma camisola de alças e calções escuros.

André Pimenta, no salto em comprimento, e Raquel Gomes e Henrique Gavina, ambos no lançamento do disco, sagraram-se, também, campeões nacionais. Seguem-se os Jogos Mundiais Universitários de Verão, que acontecem na Alemanha, entre 16 e 27 de julho.

A imagem é composta por duas fotografias.
À esquerda: Três estudantes-atletas posam para a fotografia. São todas raparigas jovens, duas vestidas de preto e uma com casaco vermelho e calças pretas. Têm, cada uma, uma medalha ao peito que corresponde ao primeiro, segundo e terceiro lugares de uma prova de atletismo.
Na fotografia da direita: Um jovem, de cabelo castanho e com uma sweatshirt preta, que diz Politécnico de Leiria, segura uma medalha dourada que tem ao pescoço.

Texto: Bernardo Santos | Gabriel Monteiro| Luís Homem | Pedro Ferreira