All dance chega à Praça Rodrigues lobo

Cerca de mil e duzentos participantes invadiram, no dia 30 de novembro, a Praça Rodrigues de Lobo, em Leiria. O ‘All Dance 2016’ contou ainda com a presença de pessoas de várias culturas e com necessidades especiais. A iniciativa, que conta já com nove edições, foi organizada por alunos de Desporto e Bem-Estar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do IPLeiria, tendo como principais atividades oficinas de dança e baile.

Marisa Barroso, docente do curso e responsável pelo projeto, explica que a iniciativa tem por objetivo a “promoção das danças tradicionais populares portuguesas”, destacando, ainda, o “valor inclusivo e intercultural, onde a partilha da dança é de todos e para todos”. O All Dance é um evento que pretende chegar a todos, e ninguém que lhe ficou indiferente. João Jorge, aluno da ESECS é cego e foi um dos participantes. Querendo aproveitar o tempo livre e entreter-se, João Jorge conta que decidiu “aprender as danças tradicionais e populares portuguesas. “Só o nome All já pretende incluir todas as pessoas e acabar com o sedentarismo. Um dos desafios é ter noção de como elaborar os passos”, salientou. Júlia, Teresa e Carlos, alunos chineses do IPLeiria, que participavam com euforia na oficina de dança, afirmam que é uma atividade muito animada e interessante. “As danças tradicionais portuguesas permitem conhecer novas pessoas, porque estamos sempre a trocar de pares, algo que não acontece no nosso país”. Para Miguel Teixeira, aluno do Politécnico, o All Dance marca presença pela segunda vez na sua agenda. “A iniciativa é espetacular, permite passar a tradição das danças tradicionais, conhecer pessoas, promove o convívio e quebra a rotina das aulas. Este ano está mais atrativo: o ambiente é mais alegre e nota-se mais a presença de outras culturas”.

Marisa Barroso explica que quando apresentou pela primeira vez a iniciativa, os alunos “não se mostraram muito recetivos”, mas hoje, quase a celebrar uma década de existência, em 2017, “existe uma maior aceitação por parte dos alunos em aprender as danças tradicionais”. A docente refere que até se “esquecem que estão a ser avaliados”. A responsável pelo projeto explica ainda que tem contado com o apoio da Câmara Municipal de Leiria. “O ano passado tive de limitar os participantes porque não tínhamos espaço suficiente no Mercado Sant´Ana”, motivo pelo qual “este ano se realiza pela primeira vez na Praça Rodrigues Lobo”, conclui.

Texto: Bruno costa