E-book reúne investigações sobre manuscritos das épocas medieval e moderna

O e-book “Luz, Cor e Couro. Estudos sobre manuscritos iluminados” reúne um conjunto de 16 textos sobre livros escritos à mão e adornados com elementos como o ouro, datados do século XII aos finais do século XVI. Trata-se de livros impressos de caráter litúrgico, jurídico ou científico, entre outros, pertencentes à Biblioteca Nacional e à Biblioteca da Ajuda.

O lançamento do trabalho resulta em grande parte dos novos dados inerentes à produção científica dos investigadores do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa. Os textos surgem na sequência do ciclo de seminários “Um mês, um códice iluminado”, realizado em 2013 e 2014 e organizado pelo Instituto de Estudos Medievais em parceira com a Biblioteca Nacional e a Biblioteca da Ajuda.

Segundo Catarina Barreira, coordenadora da obra e docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria, o objetivo inicial passava por realizar um ciclo pequeno mas, devido à grande adesão de especialistas e do público em geral, surgiu a ideia de lançar o e-book.

O facto de os próprios manuscritos estarem expostos nos seminários “foi uma das partes mais interessantes do projeto”, considera a docente. Além do e-book, foi ainda apresentada a Base de Dados “ManuscriPT: Manuscritos iluminados em Portugal”, através da qual é possível encontrar informação mais especializada. Na plataforma estão inseridas descrições dos manuscritos e do seu conteúdo.

Texto: Bárbara Morgado, Mylène Ribeiro e Nadine Cinderela