Universidades Seniores reúnem na ESECS

O presidente do Instituto de Segurança Social, Rui Fiolhais, sublinhou a necessidade de “envelhecer com dignidade”, na sessão de abertura do IV Congresso Nacional de Universidades Seniores. O evento serviu de ponto de partida para a Conferência das Nações Unidas, em setembro próximo, sobre o envelhecimento ativo e os desafios que se colocam às sociedades no âmbito do aumento da esperança média de vida.

Rui Fiolhais salientou a pertinência de iniciativas que abordem as questões relacionadas com o envelhecimento ativo. O IV Congresso Nacional de Universidades Seniores reuniu 120 inscritos, de 40 universidades, e realizou-se pela primeira vez em Leiria, contando com a organização do Programa IPLeiria 60+ e da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS).

Sara Lopes, coordenadora do Programa IPL60+, afirma que o congresso reforçou a aposta na formação sénior, em contexto universitário ou nos mais variados programas formativos. Segundo a docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a experiência da formação sénior potencia a “promoção da intergeracionalidade, a melhoria da qualidade de vida, a participação social mais consciente e o envelhecimento saudável”.

No decorrer do evento abriu-se espaço para o debate entre representantes de universidades seniores e alunos. As dificuldades que cada instituição enfrenta, os sucessos e objetivos para o futuro foram algumas das questões abordadas.

Os participantes foram contemplados com uma exposição de pintura da autoria dos alunos do Programa IPL60+. O grupo Sessentuna, muito ativo nas atividades seniores em festivais de música, teatro, dança e desporto, encerrou os trabalhos do congresso.

A RUTIS, criada em 2005 e conhecida por desenvolver anualmente uma série de atividades destinadas aos seniores, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública de
apoio à comunidade, cujo principal objetivo social é a promoção do envelhecimento ativo e das Universidades Seniores. No ano de 2012, foi reconhecida pela Comissão Europeia como uma entidade modelo.

Texto:  Cláudia Monteiro, Mariana da Silva e Marlene Varela