Professor da ESTG vence prémio nacional

Nuno Fonseca venceu o prémio “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, atribuído em maio pela revista Exame Informática. O professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) foi distinguido com o projeto Sound Particle.

O trabalho resulta da perceção de que os melhores efeitos especiais usados em cinema utilizam uma
técnica designada por sistemas de partículas. O processo consiste na criação de milhares de “pequenos pontos para gerar fogo, fumo, chuva”. Isto é: um software 3D capaz de criar “sons que juntos originam um resultado fantástico”.

A ideia, que surgiu há 12 anos, apenas começou a ser executada em 2012, quando terminou o doutoramento. Nuno Fonseca lembra que em janeiro de 2015, nos estúdios de Hollywood, começaram a usar “o primeiro beta” e no fim do ano a “primeira versão comercial foi lançada”. Continuou “a evoluir e possui atualmente cerca de 100.000 linhas de código”.

O docente do IPLeiria revela que a atribuição do prémio foi uma surpresa: “A Exame Informática tinha
feito uma reportagem alguns meses atrás sobre o software, mas nunca mais voltámos a falar. Na semana anterior à entrega do prémio, ligaram-me a comunicar que tinham escolhido o Sound Particles como o melhor na área do software”.

O objetivo consiste, agora, em integrar outras funcionalidades e explorar novas áreas, procurando mudar o fluxo de trabalho em pós-produção, áudio para cinema, TV, videojogos e VR.

Texto: Catarina Rodrigues, Andreia Rodrigues e André Lucas