Ciclos de Primavera regressam a Caldas da Rainha

Alunos, ex-alunos e professores da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) marcam presença na segunda edição dos Ciclos de Primavera 2018, um evento que aposta na liberdade de criação dos artistas. As exposições decorrem todas as terças-feiras, de 13 de março a 24 de abril, no parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

A iniciativa conta com 30 participantes distribuídos por seis noites, sendo maioritariamente composta por membros e ex-membros da comunidade escolar da ESAD.CR.  Sob  o  lema “a  arte  deve  ser gratuita”,  Patrícia Faustino  e  Gonçalo  Belo,  ambos  licenciados  em  Artes Plásticas  pela  ESAD.CR  e organizadores  do  evento, afirmam  que  a  ideia  surgiu  da  necessidade  de  uma plataforma  física  local onde  os  artistas pudessem expor os seus trabalhos, sem a pressão de serem avaliados. Luísa Abreu participa na mostra com o trabalho “X” e aborda a importância deste tipo de eventos para a comunidade “esadiana” e outros artistas à procura de um meio e local para divulgar a sua arte. A antiga estudante pós-graduada da ESAD.CR refere que, devido à liberdade temática, os artistas têm a oportunidade de “apalpar novos terrenos e difundir cultura”.

Os artistas e a organização defendem a ideia de que a arte deve ser sempre acessível a todos.  Os visitantes, por seu lado, manifestam disponibilidade para contribuir monetariamente de forma a valorizar o trabalho e o esforço dos artistas.

As exposições, de caráter minimalista e alternativo, terão as portas abertas ao público a 17 e 24 de abril, entre as 22h e as 24h, contando com obras de doze artistas diferentes.  O evento é organizado pela Eletricidade Estética e a entrada é livre.

Texto: Texto Carolina Rendeiro, Marília Bernardino, Pedro de Melo e Tatiana Pimentel