Conferência Anual de Gestão debate Inteligência Artificial

A Conferência Anual de Gestão concretizou a sua XXIV edição, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria. O evento, dedicado ao tema “Os Desafios da Inteligência Artificial para a Gestão”, realizou-se no dia 16 de maio e contou com o testemunho de diversos profissionais da área.

O programa abordou a articulação da inteligência artificial com os novos modelos de gestão, as PME, as start-ups e os novos modelos de negócio, sendo partilhadas experiências de empresas como a Via Verde Portugal, La Redoute, Estação Nacional de Fruticultura e o grupo inCentea.

Marco Vicente, moderador da conferência, definiu inteligência artificial como o processo em que “um computador emite um comportamento humano” na forma como os dados são recebidos e reforçou a importância de tirar partido desses dados, “mesmo não os tendo classificados”. A importância de fazer uso dos dados é corroborada por Miguel Leão, investigador auxiliar do INIAV, que reforça a necessidade de um “processo que exija uma amostragem grande desde há muito tempo”, pois, na sua opinião, a inteligência artificial promove a evolução. Jorge Cunha, gestor de desenvolvimento da Via Verde Portugal, concluiu que “a inteligência artificial não é mais do que um conjunto de ferramentas” útil para perceber o negócio.

Para Catarina Silva, docente do Politécnico de Leiria, a indústria 4.0 tem influência na inteligência artificial na medida em que “todos falam com todos, o que faz com que haja a oportunidade de analisar processos e posteriormente monitorizá-los”. Noutra abordagem, Pedro Gonçalves, CEO da Investment Holding, defendeu ser necessário “criar novos serviços, produtos e modelos de negócio” através de uma “automatização de processos e experiência do utilizador”.

A especificidade do negócio é um fator a considerar e, segundo Paulo Martins, membro executivo na inCentea, “cada empresa tem a sua realidade”. No futuro, prevê a existência de três tipos de emprego: o especialista, o agregador das áreas de especialização e o sonhador, “aquele que move o mundo”.

Estiveram ainda presentes oradores como Luís Miguel Gomes (Ernst & Young), Luís Guerra (La Redoute), João Viana (DRT Advance) e Rui Lopes (Forging), que integraram os diversos painéis.

A organização da conferência esteve a cargo dos docentes e alunos da licenciatura em Gestão, mestrado em Controlo de Gestão e mestrado em Gestão.

Texto e vídeo: Beatriz Parada | Eduardo Vieira | Sandrina Grilo