Plásticos contam histórias em Leiria

A exposição “Plasticidade” demonstra a história e evolução do plástico através de vários objetos feitos deste material que fizeram parte do quotidiano da população portuguesa. Está a decorrer até 29 de dezembro de 2020, no Museu de Leiria, contemplando algumas atualizações ao longo dos meses.  

O plástico é um polímero sintetizado, inicialmente denominado de “baquelite”, que surgiu em 1910 nos Estados Unidos. Somente no início dos anos 30 do século XX começou a ser produzido plástico em Portugal. A cidade de Leiria teve um papel de grande destaque nesta área devido à proximidade da Marinha Grande, onde existe a indústria de moldes do vidro, cujos moldes são os mesmos utilizados na indústria do plástico. Em vez da criação de uma indústria, Sara Cruz esclarece que houve “uma transferência de tecnologia e de conhecimento”, adaptação que rapidamente tornou a indústria do plástico no motor económico da região.

Atualmente, está presente em todo o lado, como em objetos que se utilizam diariamente, na roupa e nas embalagens de vários produtos. O plástico veio substituir muitos materiais pois é fácil de fabricar, de transportar, leve e barato, trazendo mudanças muito práticas para a vida das pessoas. No entanto, tem sido um dos grandes causadores de problemas ambientais precisamente pelas suas características de leveza e indestrutibilidade. O culpado não é o plástico, mas sim a sociedade que vê este material como algo descartável e não reciclável.

Outra ameaça são os microplásticos, resultado da ação do clima e erosão sobre os plásticos, que os transforma em pedaços pequenos que são consumidos pelos animais.

A solução para minimizar o problema está na reutilização e passa por reaproveitar e retransformar tanto o plástico como todos os materiais. Além destas ideias, o Parlamento Europeu tomou já medidas concretas, aprovando uma nova legislação que entrará em vigor em 2021 e proíbe a venda de produtos como talheres, pratos, cotonetes e palhinhas de plástico.

A exposição “Plasticidade” cumpre o seu papel na sensibilização da sociedade e tem sido um sucesso, com mais de 1000 visitantes até ao momento.

Texto: André Silva | Eunice Rodrigues | Francisco Santos | Tânia Ferreira