“You Are Forgiven”: Não há história sem dissabor

You Are Forgiven é o nome do terceiro álbum do músico e produtor português João Batista Coelho, mais conhecido como Slow J. Lançado a 20 de setembro de 2019 e sem qualquer tipo de promoção prévia, o disco surgiu em todas as plataformas digitais, composto por 9 faixas originais, com contribuições de Sara Tavares na faixa “Também Sonhar”, Papillon em “FAM”, entre outros. 

Aclamado como um dos compositores e criadores mais influentes e relevantes da nova geração da música portuguesa, e já com 2 projetos na sua discografia, The Free Food Tape e The Art of Slowing Down, Slow J vai à descoberta de um novo som capaz de refletir a sua jornada, procurando assim a felicidade interior.

Neste novo álbum, o artista caminha por um conturbado percurso de autodescoberta, criando assim um estilo único de narração. A abertura a vários assuntos, tanto pessoais como sociais, é a imagem de marca deste novo projeto, dando tanta ênfase à sua realidade como à das pessoas que o rodeiam.

O projeto com pouco mais de 27 minutos é uma exibição de pura melancolia, com uma atmosfera que transborda amargor e sofrimento. Com uns salpicos de influências africanas na faixa “FAM”, Slow J tenta dinamizar o seu catálogo com um ritmo mais mexido. As faixas que se seguem revelam-se mais “slow”. Os instrumentais remetem-nos para o estado de espírito do intérprete, um sentimento de sofreguidão e mágoa. “Tirava-te a dor e ficava com ela”.

Quanto à opção gráfica da capa do disco, o compositor esclarece que a impressão digital feita de linhas labirínticas, ali presente, simboliza a questão da jornada individual que cada ser humano tem de percorrer até encontrar o seu propósito, desmistificando, de certa forma, a ideia de que a fama e o dinheiro significam, por si só, a felicidade do indivíduo.

A cultura musical portuguesa sai assim reforçada, mesmo a finalizar o ano de 2019, com o regresso de um dos artistas do hip-hop mais prolíferos e prezados por um público maioritariamente jovem, capaz de se rever e de vibrar ao som das várias faixas incluídas em You Are Forgiven.

Texto: Davide Araújo | Emanuel Sebastião | Tiago Cação