Mediação de conflitos nas “Day & Night Sessions”

O Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Serviços Jurídicos, do Politécnico de Leiria, realizou a 2 de dezembro a terceira edição da conferência internacional “Day & Night Sessions”, sobre as temáticas “Conflitos? Que alternativas?” e “Resoluções que falam por si”.

Animaram o debate, sobre os conflitos atuais e a sua resolução, oradores nacionais e internacionais, como Juan Carlos Vezzulla, formador internacional de mediadores e de formadores em mediação, Milagros Otero Praga, professora catedrática da Faculdade de Direito Da Universidade de Santiago de Compostela, e Filomena Carvalho, presidente da direção da associação InterMEDIAR – Associação de Mediadores do Oeste.

Isabel Oliveira, advogada de 1994 a 2008, foi uma das mediadoras presentes na conferência, que vincou a importância de estabelecer uma relação de escuta e de empatia com as pessoas que procuram a ajuda de mediadores: “Não estamos apenas a lidar com problemas, estamos a lidar com seres reais, confrontados com um problema avassalador e sobre o qual raramente são escutados”. A mediadora explicou ainda o papel dos processos de mediação como a criação de “pontos de diálogo para construir diálogos mais positivos”, de forma a “fortalecer uma sociedade virada para a paz social”.

A iniciativa contou ainda com a contribuição de Adolfo Braga Neto, advogado e mediador, que identificou a mediação como chave para abrir novas perspetivas e experimentar mudanças. “Tanto no Brasil como no resto do mundo, a mediação aponta para caminhos que não se pensavam antes da crise. Vivenciamos um grande paradoxo que nos afasta em questão da saúde, mas nos aproxima em questão da tecnologia”, indicou o advogado.

O presidente do Politécnico de Leiria enalteceu esforço da organização e a dinâmica criada na iniciativa, apesar das limitações impostas pelo contexto de pandemia. “Foram muito criativos no evento porque criaram um fórum de discussão que consegue ligar temas da atualidade com convidados internacionais e a cultura”, referiu Rui Pedrosa.

O evento teve também a participação da nutricionista Beatriz Tavares e momentos culturais protagonizados pela Escola de Dança Clara Leão e pela Trovantina, a tuna masculina da academia leiriense.

Texto: Alexandra Ovelheiro | Cláudia Pereira | Luís Ferreira | Rita Silva