Maio Criativo regressa à ESECS

A terceira edição do projeto “Maio Criativo” concretizou- se na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria entre os dias 3 e 31 de maio. O programa, organizado pelos estudantes e Comissão Científica do mestrado em Intervenção e Animação Artísticas (MIAA) da ESECS, voltou, após um ano de interrupção, abrindo um espaço de formação e de experiências práticas de intervenção com base em linguagens artísticas.

A iniciativa promoveu experiências diferenciadoras que levam à reflexão sobre a importância das linguagens artísticas para os espaços de intervenção educativa, social e cultural. Procurou também promover a partilha de conhecimento teórico e prático sobre animação artística e divulgar trabalhos de expressão plástica realizados por estudantes da ESECS com formação na área das artes nos seus planos de estudos. “Numa lógica de students teach students [estudantes ensinam estudantes], pusemos os nossos estudantes de 1º ano do MIAA em experiências de partilha de conhecimento e de práticas artísticas”, explica Lúcia Magueta, docente do Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas. “Também estiveram envolvidas as turmas de 2º e de 3º anos de Educação Básica, que dinamizaram diferentes ateliês”, acrescenta a docente, além de terem sido incluídos trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

A programação estendeu-se até ao fim de maio e incluiu ateliês de música, circo contemporâneo, expressão plástica, dança criativa, fotografia, expressões integradas, abordagem à obra de arte, aulas abertas online e exposições.

Do conjunto de produções do evento “Maio Criativo” permanecerá em exibição, até dia 17 de julho, na Biblioteca da ESECS, a exposição “Upcycled Art”. A mostra representa um exercício de reutilização criativa de materiais, cuja perspetiva de transformação pretende formar os participantes em relação à sustentabilidade. “Tratou-se de uma experiência formativa que espero que tenha impacto nas práticas dos futuros educadores e professores, pelo trabalho de sensibilização que podem fazer junto das novas gerações”, refere Lúcia Magueta.

Texto: Anícia Carvalho | Denys Yaremko | Samuel Silva
Fotos: Site oficial da iniciativa