Viajar pelo mundo sempre em “casa”

Em busca de novas aventuras, são muitos os que começam a praticar autocaravanismo. A liberdade, a autonomia e o espírito de aventura são os principais motivos que levam as pessoas a optar por esta forma de turismo.

Apaixonados pela procura do desconhecido, os antigos escuteiros da Marinha Grande Rúben Gomes (mais conhecido como Ruka) e Carolina Barroca (mais conhecida como Carol) de 32 e 30 anos, criaram o projeto Vanilla Connosco, com o objetivo de partilhar as suas experiências e dar a conhecer novos lugares ao seu público. A família Neves arriscou tudo para viver a aventura das suas vidas: Tânia, de 29 anos, e Fernando, de 32, habitantes de Sintra, decidiram viajar durante dois anos pela Ásia. Através da página de Instagram @viajeconnosco, começaram a partilhar as suas viagens com amigos e familiares. Já Cremilde Zuzarte, 73 anos, oriunda de uma pequena aldeia alto-alentejana e a viver em Lisboa, viaja com a sua família há cerca de 25 anos.

De acordo com o Turismo de Portugal, a prática do autocaravanismo tem aumentado. As vantagens indicadas são muitas. As vans e as autocaravanas, por serem veículos autossuficientes, permitem um turismo itinerante. Muitas, já equipadas com comodidades essenciais, como casa de banho e cozinha, proporcionam conforto durante as viagens e ajudam a reduzir gastos com a estadia, por exemplo. Outra vantagem é a oportunidade de conhecer lugares não turísticos, durante o trajeto, o que não seria possível numa viagem de avião. A viagem não se resume apenas ao destino final, “tudo é uma experiência, não é só o sítio para onde tu vais. Mas é todo o caminho que tu fazes para lá chegar”, explica Carol. Cremilde Zuzarte é da mesma opinião: “viajar de autocaravana proporciona-nos novas experiências” e permite “explorar e descobrir locais que de outra forma não seria viável”.

Em contexto pandémico, as autocaravanas também têm sido uma solução positiva para quem quer viajar com segurança. “Com a pandemia temos mais privacidade e estamos mais seguros”, explica Fernando Neves, que salienta ainda a compatibilidade da caravana com o teletrabalho: “a autocaravana é muito boa para quem trabalha online, porque podes ao mesmo tempo estar a trabalhar e a viajar. Ali é a tua casa, tens a tua comodidade”.