Viajar pelo mundo sempre em “casa”

A ecologia e a sustentabilidade

Tanto nas autocaravanas como nas vans, o sentimento é de como se estivessem em casa, mas com algumas limitações, e isso faz com que as pessoas adotem um estilo de vida mais consciente. Algumas vans, como é o caso da Vanilla, possuem um depósito com capacidade para 100 litros de água, o que eventualmente chega ao fim. O consumo de bens essenciais como água e energia tem de ser feitos de forma racional, pois, como sustenta Fernando Neves, “a questão da água é muito importante, e nós que já damos atenção a isso em casa, na autocaravana é por necessidade mesmo, uma vez que até chegar a uma ASA de reabastecimento, pode ser um longo caminho”.

O autocaravanismo incentiva as pessoas a terem um estilo de vida mais sustentável e minimalista, como explica Tânia: “faz-nos perceber que não precisamos de metade das coisas que achamos que precisamos”. Nestes veículos, por conta do espaço limitado, as pessoas acabam por ser obrigadas a viver com menos e dar valor ao que realmente importa. “Decidimos abdicar disso tudo para viver uma vida muito mais simples, onde gastamos menos e a nossa pegada ecológica é muito menor, onde estamos mais conectados com a natureza, refere também Carol.

A nível de sustentabilidade, as autocaravanas já estão preparadas para armazenar lixo, o que acaba por facilitar a prática da reciclagem. “Nós, por exemplo, sempre fizemos reciclagem na autocaravana”, explica Fernando.

Para quem está interessado em adquirir uma caravana ou uma campervan, a sugestão dada por todos
os viajantes é experimentar, alugar por alguns dias, perceber qual é o tipo de autocaravana de que necessitam para se aventurarem à descoberta de novos lugares. No entanto, alertam para o que é ser caravanista, que implica todo um modo de vida, de respeito pelas pessoas e pela própria natureza. Carol revela que o contacto com a natureza os fez ser mais conscientes: “tivemos mais consciência da quantidade de lixo que produzimos, e vamos mudando a nossa forma de viver em determinadas situações”.

Texto: Luís Ferreira | Margarida Policarpo | Nathalia Posada
Fotos: gentilmente cedidas por Vanilla Connosco | @viajeconnosco