Viajar pelo mundo sempre em “casa”

Evitar os meses de verão

Quando se fala na melhor altura para viajar as respostas são unânimes. Os viajantes têm preferência pela atividade “fora da época alta”, como refere a família Neves. “Nos meses de julho e agosto, há sempre muito movimento nos centros turísticos o que representa uma dificuldade acrescida para a prática do autocaravanismo”, menciona também Cremilde Zuzarte, elegendo “os meses de abril, maio, junho, setembro e outubro” como os melhores para viajar.

Os elementos da Vanilla, mencionam a preferência de viajar na Primavera e no Outono, onde há um equilíbrio entre o frio e o calor. Apesar disso, os Vanilla não deixam de mencionar a “maravilha” de viajar no verão: “porque podes usufruir das praias e está bom tempo, podes fazer outro tipo de coisas”. Reconhecem, no entanto, que nessa época “o país está completamente sobrecarregado e lotado”, e brincam, indicando que o ideal “seria no verão, mas sem pessoas”.

Excluídos de alguns espaços

Mas não são só maravilhas. Os viajantes referem que as dificuldades que encontram durante as suas viagens são a escassez de áreas de serviço de autocaravanas (conhecidas pelo acrónimo, ASA), o aumento das placas de proibição de circulação e estacionamento de autocaravanas, principalmente depois de ter entrado em vigor o novo Decreto-Lei n.º 102-B/2020, que proíbe a pernoita e aparcamento em todos os locais que não sejam expressamente designados para autocaravanas, o que faz com que a viagem tenha de ser muito mais planeada e não possa ter “a liberdade que tinha no passado”, como refere Ruka.

A nova lei, que entrou em vigor no final de 2020, suscitou nos autocaravanistas com gosto pela mobilidade alguma indignação. Sentem-se excluídos de muitos espaços e empurrados para áreas de serviço de autocaravanas, parques exclusivos para autocaravanas e parques de campismo. Com a nova legislação surgiu uma disparidade de direitos entre os automobilistas, alega um dos elementos do @vanillaconnosco: “Uma pessoa num automóvel ou num camião, por exemplo, pode dormir no carro, desde que esteja devidamente estacionado. Se estou numa autocaravana, que é exatamente um veículo como outro qualquer, mas que tem todas as condições para dormir, que tem uma casa de banho e tudo, não posso. Não tenho a culpa de o meu ter mais condições”. Ainda assim, consideram que deveriam existir regras para que não ocorram abusos, como acontecia antigamente. “É muito contraditório, porque a verdade é que houve muitos abusos para sair esta lei. As pessoas abusaram, abriram toldos e estacionaram em reservas naturais. Por isso chegamos a este ponto. Se tivesse havido mais respeito, acho que não tínhamos chegado a este ponto”, refere Tânia Neves, uma das responsáveis pela criação do @viajeconnosco.