Leiria e Marinha Grande acolhem festa do desporto universitário

O andebol feminino do Politécnico de Leiria alcançou o 4.º lugar no Campeonato Nacional Universitário (CNU). Na primeira semana de jogos, este ano a decorrer em Leiria, estiveram na disputa pelo título nacional as equipas de futsal em femininos e futebol 11 em masculinos.

As fases finais dos campeonatos nacionais universitários arrancaram na passada segunda-feira, 16 de maio, tendo sido realizados 16 jogos nesse primeiro dia. A competição foi disputada nos pavilhões do Lis, Juve Lis, campo do GRAP e gimnodesportivo dos Pousos.

O espaço da “Feira de Maio” acolheu a cerimónia de abertura no segundo dia das provas, momento que serviu para a organização se congratular com a realização de mais uma edição dos “nacionais universitários”. A atuação do Grupo de Percussão Tocándar iniciou a fase de convívio para as dezenas de atletas e voluntários presentes, terminando, depois, com a atuação dos DJ “Cromos da Noite”.

Depois da festa, imperou a vontade de vencer. A fase de grupos do andebol feminino foi bastante competitiva. Lograram alcançar vitórias as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), da Universidade do Porto (UPorto), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), da Universidade de Aveiro (AAUAv) e do Politécnico de Leiria (PLeiria).

No pavilhão da Juve Lis, as andebolistas do Politécnico de Leiria disputaram um lugar no pódio com a AAUMinho, tendo saído derrotadas por 19-23, numa partida bastante equilibrada que daria o 4.º lugar à formação de Leiria.

No rescaldo do jogo, Bárbara Ferreira, da licenciatura em Desporto e Bem-Estar, não escondeu a frustração: “Sabemos que esta semana é para dar tudo. Mas é complicado articular as duas realidades, o desporto e os compromissos da faculdade”.

A equipa feminina de futsal e a formação masculina de futebol 11 do Politécnico de Leiria não conseguiram ultrapassar a fase de grupos, enquanto a equipa de voleibol alimenta fortes expetativas. Mariana Bento, estudante de Comunicação e Media, é uma das atletas leirienses que demonstra plena confiança: “O jogo só acaba aos 25 pontos… até lá: é jogo!”

Texto: Ana Carolina Carvalho | Ana Salina | Beatriz Conceição | Constança Vieira
Vídeos: Alexandre Cruz | Fábio Sousa | Mariana Sebastião | Tiago Branco
Legendagens: Adriana Marques