Mobilizados para a integração

Da Lourinhã para Leiria, uma solidariedade itinerante
O apoio proveniente da Lourinhã encontra paralelo em Leiria, pela mão de uma voluntária de 31 anos que prefere não ser identificada. Acolheu três crianças, um menino com oito anos, outro com quatro e uma menina com sete anos, todos primos afastados. Com a ânsia de ajudar um povo que se encontrava em perigo e sem opções, deslocou-se à Polónia para ajudar cidadãos indefesos, onde toda a ajuda era bem-vinda. Uma das suas grandes vantagens era o facto de saber falar russo, tornando-se indispensável ao traduzir tudo o que era dito. Com base nisso, foi possível reservar lugares para os refugiados em autocarros que faziam o trajeto entre Varsóvia e Portugal. Uma das três crianças que acolheu veio consigo, no seu carro, no que caracteriza como “uma viagem muito complicada e turbulenta”.

Segundo a voluntária, a chegada a Portugal foi muito tensa, uma vez que as crianças estavam totalmente fora do seu quotidiano. “O primeiro momento foi de muito cansaço. Depois, fomos comer e dormir”, explica. A maior dificuldade que sentiu, visto que vivia com o seu filho, residiu no facto de o número de pessoas, em casa, passar de duas para sete. A divisão de tarefas foi, no entanto, facilmente realizada.

Devagar, a adaptação a um novo país vai acontecendo em ambas as situações. As crianças mais novas estão já a estudar, dado que pretendem ficar em Portugal.