Praxx: Abuso de poder na mais velha tradição académica

Frame da série Praxx. Uma estudante vestida com traje académico rasteja no chão, enlameada.

A OPTO apresentou, a 9 de setembro, Praxx, a mais nova série portuguesa criada por Ana Lúcia Carvalho e Patrícia Sequeira e produzida pela Santa Rita Filmes. A série, baseada em factos verídicos, explora um enredo dramático que propõe a reflexão sobre a praxe e a influência que tem na vida de vários estudantes universitários que dela fazem parte.

O caso dos estudantes do Meco, a situação mais chocante com ligação a contextos de praxe académica passada em Portugal, é a principal inspiração da série de ficção, acendendo e prolongando a discussão acerca desta velha tradição académica.

A história acompanha um grupo de sete jovens universitários que vão passar um fim de semana a São João da Cruz para celebrar os seus novos cargos na AVA, a associação académica da praxe da sua universidade. No meio da comemoração, seis das sete personagens acabam por morrer afogadas, algo que levanta muitas suspeitas, principalmente por parte de Marta (papel da atriz Madalena Almeida), a irmã de uma das vítimas, que acredita que a tragédia foi consequência de uma praxe liderada por Gonçalo Vilar (interpretado pelo ator João Jesus), presidente da associação e único sobrevivente. A narrativa dramática conta também com a participação dos atores Alexandre Jorge, Catarina Rebelo, Jason Fernández, Margarida Bakker, Vera Moura e Diogo Mazur, que interpretam os papéis das vítimas do acidente.

Para além do foco no tema da praxe, a série também aborda vários assuntos como o bullying e a intimidação, com cenas fortes que têm o propósito de impactar os espectadores e abrir discussões. As gravações duraram mais de cinquenta dias e envolveram cenas noturnas em vários locais da zona de Lisboa onde as atividades de praxe habitualmente se realizam.

Com este projeto, a plataforma OPTO trouxe de volta as conversas em torno das praxes por parte dos jovens, apostando em causar um impacto que envolve várias gerações.

Texto: Marta Pereira | Nicole Santos | Tiffany Sérgio