Desbundixie trazem jazz de volta ao centro histórico

Os elementos da banda de jazz Desbundixie aparecem perfilados na fotografia. Usam fatos completos escurtos e quase todos têm chapéus e boinas. Do lado direito, consegue ver-se uma bateria.

A Associação de Jazz de Leiria (AJL) anunciou a 3.ª edição de “Jazz no Centro Histórico” e um programa que volta a trazer música à cidade. O primeiro concerto decorreu a 11 de maio, no Pátio das Pirâmides, da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, e traduziu-se numa tarde de animação ao som do jazz dos anos 20, da banda “Desbundixie”.

O espetáculo contou com temas como I Found a New Baby, When Sunday Will Be Sorry e When You Smile, que animaram o público com os ritmos de jazz. Flávio Cardoso, um dos elementos da banda “Desbundixie”, realça a importância destes momentos para desfrutar da “alegria de estar, dançar e poder esquecer os problemas da vida”.

Composto por sete artistas, o coletivo “Desbundixie” apresentou um conjunto de temas inspirados no estilo dixieland, com uma linguagem única e caracterizada pela improvisação e irreverência. O grupo procura não apenas entreter, mas também tornar este género musical, muitas vezes entendido como elitista, mais acessível ao público.

”O facto de o evento ser gratuito e decorrer no centro histórico também ajuda a que as pessoas possam ter acesso fácil a este tipo de música”, afirma César Cardoso, membro da banda.

Quem assistiu ao concerto fez um balanço positivo e uma das pessoas presentes não hesitou em afirmar que “as cidades precisam do jazz assim como o público”.

A edição de 2024 do “Jazz no Centro Histórico” contará com mais um concerto a 8 de junho, com a “Cottas Club Jazz Band”, e a 26 de outubro com a “Dixie Naza Jazz Band”, prometendo contagiar o público com este subgénero de jazz animado. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Texto e fotos: Ana Margarida Madeira | Daniela Rodrigues | Helena Batista | Inês Franco