ESECS organiza curso BIP sobre literacia visual

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria acolheu, de 29 de abril a 3 de maio, estudantes de várias nacionalidades, incluindo de Múrcia, dos Países Baixos e das Ilhas Canárias, no âmbito do curso BIP (Blended Intensive Programme) intitulado “A Million Images about the World: Media Literacy as a Tool for the Future” (Um Milhão de Imagens sobre o Mundo: a Literacia Mediática como Ferramenta para o Futuro).

O BIP é um curso intensivo de curta duração que combina ensino presencial e a distância, promovido no âmbito do programa Erasmus+. O curso, organizado por docentes da área da Comunicação, começou em formato online no dia 8 de abril, permitindo aos alunos realizar várias atividades e conhecer melhor os colegas de outras instituições. No final de abril, os estudantes de Múrcia, dos Países Baixos e das Ilhas Canárias viajaram para Leiria para a semana presencial. Durante esta semana, desenvolveram ferramentas e projetos multimédia, centrando-se na produção de uma campanha transmedia sobre temas europeus.

“O desafio final era produzir conteúdos multimodais em torno das identidades europeias, refletindo a sua diversidade e complexidade, bem como estar consciente dos efeitos sociais das imagens dos media”, explicou Inês Conde, professora da ESECS. Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver novas competências no domínio dos media, das imagens e da tecnologia. Para além disso, ficaram a conhecer diferentes locais em Portugal, como Nazaré, Óbidos e Leiria. Para Eden, uma estudante vietnamita que vive nos Países Baixos para estudar, a experiência foi totalmente enriquecedora e multicultural.

A avaliação global do curso foi muito positiva. “Reforçámos a importância de compreender a história, os contextos e as motivações dos outros, bem como a forma como significam e representam as suas experiências”, afirmou Inês Conde. Uma das alunas de Múrcia, Tanya, descreveu a experiência como divertida e criativa, destacando a aprendizagem de que as imagens têm sempre um objetivo específico.

Os cursos BIP trazem oportunidades de mobilidade e de parcerias internacionais, num modelo de formação que promete continuar a crescer e a enriquecer a experiência académica dos estudantes.

Texto: Alisson Duran | Analís González | Joana Freitas | Marco Pavão | Naomi Guamangallo