Mal Viver: Prova de vida do cinema português

Imagem retirada do filme Mal Viver. Na fotografia parecem duas mulheres. Ao centro, uma jovem de cabelo castanho, comprido, com franja e blusa escura. Ela olha em direção à sua esquerda, para uma mulher mais velha, de cabelo preto e escuro, que vemos de perfil. Usa uma blusa verde.

Mal Viver é uma longa-metragem portuguesa, dirigida por João Canijo e vencedora do Prémio do Júri no Festival de Berlim de 2023. Explora a história dinâmica de uma família tóxica entre várias gerações de mulheres que dirigem um hotel decadente na costa norte de Portugal. Lançada em 2023, este drama gira em torno de cinco mulheres da mesma família, com vidas entrelaçadas em conflitos e ressentimentos profundos.

O filme foca-se na vida de Sara, matriarca da família que tenta manter a sobrevivência do hotel, apesar das dificuldades financeiras e emocionais. Ela enfrenta constantes conflitos com a filha Piedade e a sua neta. Piedade, por sua vez, sente-se aprisionada entre o dever de ajudar a mãe e a vontade de viver a própria vida. Salomé é uma jovem que representa uma nova geração, mergulhada em ansiedades e frustrações.

Os hóspedes do hotel também interpretam um papel crucial na história, interagindo com a família e revelando as suas próprias vulnerabilidades e segredos. Cada personagem traz à tona temas como o arrependimento, a culpa, a redenção e o amor, enquanto lutam constantemente para descobrir o sentido das suas vidas.

A obra destaca-se pelo profundo estudo das personagens e pela forma como aborda temas através de uma lente intimista e minuciosa, criando uma atmosfera opressiva e pesada que reflete os estados emocionais de personagens complexas.

Além de oferecer uma experiência cinematográfica excelente e emocionalmente intensa, entrega, também, um retrato profundo das complexidades das relações familiares. Apesar de apresentar um ritmo lento e a temática ser densa, esta longa-metragem convida à reflexão sobre os laços que nos unem e as cicatrizes que carregamos ao longo da vida.

Texto: Ana Margarida Madeira | Daniela Rodrigues | Helena Batista | Inês Franco