Os finalistas da licenciatura de Comunicação e Media, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria dinamizaram, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, mais uma edição dos Ciclos de Comunicação, dedicada ao tema “Mercados Digitais”. O programa de três dias foi dividido entre o Auditório 1 da ESECS e uma sessão na Livraria Arquivo.
O primeiro dia, marcado pelo tema “Negócios na Rede” trouxe à discussão os bastidores do e-commerce em Portugal, o perfil de consumidor dos portugueses e os principais desafios das vendas online no presente e futuro. A participar na discussão estiveram Fábio Soares (especialista de e-commerce da SONAE), João Grácio (e-traffic & UX manager da La Redoute), João Ribeiro (chief marketing officer da Forall Phones) e Tiago Morgado (fundador da EGG Electronics), moderados por Bruno Rego e Carolina Ruivo.
O impacto das redes sociais na criação de conteúdos, a criação e manutenção de comunidades online e a sua conciliação com o offline foram alguns dos temas de conversa abordados por David Antunes (músico), Paulo Almeida (humorista) e Pedro Chagas Freitas (escritor), com moderação de Inês Conde e Marco Gomes, no espaço da Livraria Arquivo, no segundo dia dos Ciclos subordinado ao tema “Histórias: Entre o Online e o Offline”.
No último dia do evento debateu-se a “Distribuição Digital”, com David Pontes (diretor-adjunto do jornal Público), João Nazário (diretor do Jornal de Leiria), José Carlos Lourinho (coordenador do Jornal Económico) e Maria Moura (especialista em SEO da Cofina), conduzidos por Leonel Brites e Mariana Louro. As intervenções focaram-se no desafio que o meio digital impôs à imprensa tradicional, a alteração do consumo de jornais, as presentes dificuldades de financiamento do setor e o modo como a interpretação das métricas provenientes dos utilizadores pode contribuir para melhorar o desempenho.
A fechar esta edição decorreu a já habitual passagem de testemunho dos alunos organizadores aos colegas do 2º ano da licenciatura de Comunicação e Media, que vão assegurar a programação e concretização dos Ciclos de Comunicação de 2020.
Vídeos, fotos e momentos importantes desta edição disponíveis na página oficial do Facebook.