Comércio local: Por calçadas históricas e espaços singulares

O sangue novo da cidade

Em primeiro plano, cadeira vermelha antiga de barbeiro da Barbearia Vitória. Ao fundo, uma parede decorada com molduras de fotografias antigas e, centrado na parede, um espelho com palavras em dourado que leem "Barbearia Vitória, a barbearia mais antiga de Leiria".

A Barbearia Vitória, precisamente na rua que lhe dá nome, é o lugar onde se apara a barba e se corta o cabelo há mais anos em Leiria. Foi aqui que Tomé Pereira seguiu os cortes do pai e continuou o negócio de família até 2017, altura em que um problema de saúde o fez sair.

Fred Rocha, jovem barbeiro de 24 anos, procurava exatamente um espaço de convívio entre rostos lisos e enrugados de gente com mais ou menos idade quando percebeu que a Barbearia Vitória seria o lugar ideal para continuar o seu ofício enquanto barbeiro. “Nada substitui os cumprimentos dos vizinhos que aqui passam. É um ambiente mais livre e genuíno”, admite enquanto acena a quem espreita.

Hoje, quer manter o estatuto de barbearia mais antiga por mais 100 anos. “Quando vim para aqui a maior parte dos clientes era mais velha, ou seja, assim que este público desaparecesse, o negócio estaria em risco de terminar. Hoje tenho mais clientes jovens, através de parcerias que procuro, ao mesmo tempo que tento dinamizar através das redes sociais e modernizar pequenas coisas no espaço”, conta Fred.

Mais do que fazer cortes clássicos e cuidar da barba de quem para por ali, Fred procura uma conversa amigável com os clientes. “Com a pandemia, as conversas perderam-se. Antes, não havia marcação, as pessoas entravam e, entretanto, os jovens estavam a falar com os idosos e juntos debatíamos assuntos do dia-a-dia”, confessa com saudade.

A riqueza e a singularidade das histórias que moram dentro dos espaços comerciais do centro histórico de Leiria são a fonte de inspiração para todos os dias dezenas de comerciantes abrirem as suas portas a quem procura o contacto mais direto possível com o produto que quer comprar.

Texto e fotos: Alexandra Ovelheiro | Cláudia Pereira | Luís Ferreira | Rita Silva