De norte a sul, estudantes investem em projetos de comunicação

A histórica RUC

Plano aproximado de uma mesa de som, com os vários botões.

No centro do país, em Coimbra, encontramos a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a única com sede no concelho. O projeto existe desde os anos 40, na altura em circuito interno, dentro das cantinas da universidade. Depois do 25 de Abril, constituiu-se o Centro Experimental de Rádio, uma secção da Associação Académica de Coimbra onde se formaram locutores e técnicos, e a partir do qual começaram as emissões regulares. “Deu-se uma onda de rádios-pirata nos anos 80 e então a Rádio Universidade de Coimbra correu para a legalização, o que aconteceu em 1986, que é quando celebramos o nosso nascimento. A data de fundação de 1 de março bate também com a data de nascimento da Universidade de Coimbra”, relata Gonçalo Pina, vice-presidente da RUC. Para este estudante, juntou-se o útil ao agradável. Já era fascinado por jornalismo e surgiu a oportunidade de fazer relatos para a RUC. Gonçalo Pina descreve-a como sendo “um projeto muito único, com uma noção abrangente de liberdade”.

Tal como muitos dos projetos académicos de natureza jornalística, a RUC também orienta as suas atividades para ir ao encontro da comunidade local, com emissão contínua durante todo o dia, quer online, quer na frequência 107.9 FM, para todo o concelho de Coimbra. No entanto, as 24 horas não são todas em direto, até porque, como indica Gonçalo Pina, “isso seria impossível”. “Todos os dias, das dez horas da manhã à uma hora da manhã, temos programas”, acrescenta.

Com uma aposta na diversidade dentro da programação, os estudantes alargam os horizontes de assuntos que vão para além da academia, de âmbito nacional, de que são exemplo as coberturas de eleições legislativas, autárquicas e presidenciais.