De norte a sul, estudantes investem em projetos de comunicação

Jovens esforçam-se para assegurar futuro

Grupo de pessoas reunidas numa mesa. Em cima da mesa, blocos de notas onde fazem apontamentos. Uma das pessoas do grupo fala e as outras olham para ela.

O balanço dos jovens sobre este tipo de projetos é claramente positivo. Veem na sua participação um espaço de construção de rotinas e aprendem com as dificuldades. Também pelo jornal Akadémicos passaram praticamente 20 anos de estudantes. Ana Matos Neves, jornalista e antiga colaboradora do jornal, assume que a sua aposta em trabalhar neste projeto académico foi muito importante. “Aquilo que eu senti é que, quando cheguei ao estágio estava mais bem preparada, porque tinha a experiência do Akadémicos”, explica. E continua: “Eu já tinha ‘bagagem’ para conseguir ser uma jornalista, pronta para trabalhar. Fez-me diferenciar e foi essencial para o meu percurso”. Aos atuais estudantes das áreas da comunicação, Ana Matos Neves deixa alguns conselhos: “Obviamente que um curso superior é desenhado para toda a gente. Tentem fazer o máximo de atividades extracurriculares possíveis e apostar na formação”.

Texto: Helena Sá | Maria Inês Lopes | Pedro Batista
Fotos: gentilmente cedidas pelos entrevistados | Alexey Ruban ; Dylan Gillis | Unsplash