Investigação explora novos rumos

Educação nos Países em Desenvolvimento

Educadores em Movimento é um projeto em que participa a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), no Chibuto, província de Gaza, Moçambique. Está a ser implementado pela ONG AIDGLOBAL e vai prolongar-se até 2021. O projeto consiste em criar e acompanhar alguns jardins de infância em comunidades que não dispõem deste tipo de equipamento. A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da ESECS que orienta também a investigação sobre o modelo educativo, competências das crianças dos 3 aos 6 anos e impacto da frequência do jardim de infância na aprendizagem futura das crianças. O projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Na mesma linha, a ESECS está a colaborar num projeto implementado pela ONG HELPO de apoio a alguns jardins de infância em São Tomé e Príncipe, com o objetivo de “promover a qualidade dos mesmos, o que passa por melhorar a formação das educadoras e fomentar a relação dos pais com os jardins de infância”, afirma Antónia Barreto, docente na ESECS, que tem assegurado a coordenação científica. A iniciativa tem a duração de três anos, tendo início em 2020. O projeto é, também, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Ainda no domínio da educação, docentes da ESECS e da ESTG participam no projeto “Consulting services for preparatory and tutorial program”, financiado pelo Banco Africano para o Desenvolvimento e implementado pela ONG HELPO. Tem a finalidade de formar pedagogicamente formadores que irão preparar grupos de estudantes para as provas de aptidão aos cursos de engenharia da Universidade Moçambicana UNILURIO. A formação será no âmbito da didática geral, biologia, física e matemática. Estão associados ao projeto quatro professores, Antónia Barreto, Mário Oliveira e Hugo Menino da ESECS e o professor Ricardo Manso da ESTG. “É um projeto de três anos que teve início em 2020 e implica a deslocação dos professores do Politécnico de Leiria a Moçambique. A primeira deslocação deveria ser no mês de novembro, mas foi adiada para o mês de fevereiro de 2021 devido ao Covid-19”, relata Antónia Barreto.

A ESECS participa na Cooperação para o Desenvolvimento desde 1990, tendo tido projetos em todos os PALOP, com a participação de diversos docentes. “Ao colaborarmos nestes projetos a aprendizagem é mútua”, declara Antónia Barreto.